Pesquisadores participam de Seminário internacional sobre métodos de indicadores em Segurança Alimentar, em São Paulo

Pesquisadores e gestores vão debater pontos cruciais para o desenvolvimento de subsídios teóricos e metodológicos para Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), durante o Seminário Internacional: Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional- O que medir? Como Medir?, que ocorre no anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública (FSP), em São Paulo, no dia 9 de abril. Download da programação em português e espanhol.

O evento irá promover discussões sobre o monitoramento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na América Latina. Na programação estão previstos temas desde o abastecimento, estruturação de sistemas sustentáveis, construção de políticas públicas para a segurança alimentar, entre outros.

Segundo Ana Cervato, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e membro da comissão organizadora, há uma pluralidade de métodos para mensurar a insegurança alimentar (carência ou dificuldade no acesso a alimentos), garantindo uma complementaridade a pesquisadores e gestores. Mas ressalta a necessidade de se estabelecer parâmetros unificados para esta avaliação.

“Existem diversos métodos que podem ser utilizados para medir a Insegurança Alimentar e Nutricional, sendo que cada um capta o fenômeno segundo uma escala e uma ótica própria – o que, por princípio, os torna complementares. Assim, enquanto uns avaliam o fenômeno no nível nacional, outros se aproximam e o tocam no nível domiciliar ou mesmo individual. Alguns métodos abordam a disponibilidade de alimentos, ao passo que outros se acercam do problema pela via do acesso ou da estabilidade das famílias no acesso aos alimentos”, afirma Ana Cervato.

Diante destas múltiplas opções metodológicas, a professora salienta a necessidade de uma abrangência global da segurança alimentar. “Entretanto, ainda não existe disponível um indicador que contemple todas dimensões da segurança alimentar e nutricional , assim , a proposta é permitir a reflexão sobre o que e o por que medir, mesmo aqueles aspectos que ainda não existam indicadores”, salienta.

O seminário poderá ser acompanhado pelo público em geral por meio da TV Unesp, que vai transmitir o evento ao vivo, com tradução simultânea para o espanhol por meio do link: tv.unesp.br/unasul/

Programação do evento concentra pesquisadores e especialistas de diversas instituições

A primeira parte do Seminário Internacional: Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional- O que medir? Como Medir? tem início às 9h da manhã com a composição da mesa oficial, com representantes da Universidade de São Paulo (USP), União das Nações Sulamericanas (Unasul) e da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan).  Na sequência, Regina Nogueira, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) vai discorrer pontos referentes à promoção do acesso universal à alimentação adequada e saudável com prioridade às famílias vulneráveis e as comunidades tradicionais.

A partir das 10 horas o professor da Unesp, José Giacomo Baccarin, apresenta pontos quanto ao abastecimento e estruturação de sistemas sustentáveis, de base agroecológica. As ações de alimentação e nutrição na atenção à saúde, na pesquisa e educação permanente em Segurança Alimentar e Nutricional serão frisadas pela professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Patrícia Constante Jaime.

Ainda pela manhã a palestra do professora da Unesp, Antônio Cezar Leal, vai discorrer aspectos do acesso universal à água com prioridade para as famílias em situação de insegurança hídrica e para agricultura familiar, pesca e aquicultura. Encerrando a programação neste período, a professora da Unesp, Maria Rita Marques de Oliveira fará considerações quanto ao monitoramento da realização do direito humano a alimentação adequada.

Após intervalo, o evento prossegue às 14 horas com análises de experiências na construção de indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional no Equador e Brasil, com as considerações respectivamente de Lilia Ofir Peralta Saá (Unasul) e Ana Maria Segall Corrêa, vinculada à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Carmem Priscila Bocchi, representante da Sesan, vai discorrer sobre o monitoramento e metodologias para construção de indicadores de SAN no Brasil. Para encerrar o seminário, Cláudia M. Bógus vai apresentar as metodologias participativas na construção de políticas públicas.

A organização do seminário é do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional da FSP-USP, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Rede SSAN-UNASUL (Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional dos Países da União das Nações Sul-americanas) e da FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo), além da Unesp, TV Unesp.

Serviço

Seminário Internacional: Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional- O que medir? Como Medir?

Quando: 9 de abril, a partir das 9 horas

Onde: anfiteatro João Yunes- Faculdade de Saúde Pública (FSP) – A. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo-SP

Transmissão: TV Unesp www.tv.unesp.br/unasul e unesp.tv/unasul

Informações adicionais:  erikanutri@usp.br