Ministério da Pesca trabalha para incluir pescados na merenda escolar

O Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com o Sesi, realizará a partir do 2º semestre de 2015 a capacitação de merendeiras, manipuladores de alimentos, nutricionistas e colaboradores do Programa de Alimentação Escolar (Pnae) de escolas públicas e entidades filantrópicas do País.

Ao todo, serão atendidas sete regiões metropolitanas: Belém, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, São Paulo e Salvador.

A iniciativa do Projeto, bem como a escolha das regiões atendidas, baseou-se na Pesquisa Bianual de Pescado na Alimentação Escolar e em visitas técnicas realizadas nos locais que possuem o pescado da agricultura familiar de maneira permanente no cardápio escolar.

A pesquisa apontou que os maiores obstáculos para a consolidação da inclusão do pescado na alimentação escolar, além da baixa aceitação pelos alunos, são a falta de planejamento da inclusão do alimento no cardápio e o risco da espinha do peixe.

Com a capacitação, serão supridas as necessidades identificadas na pesquisa e abordados assuntos como aspectos higiênico-sanitários, boas práticas de manipulação do pescado, a importância da alimentação saudável, oficina de cardápios, com variadas formas de preparo, dentre outros.

Benefícios

São inúmeros os benefícios da inclusão do pescado na alimentação, principalmente na idade escolar.

O consumo regular de pescado, bem como alimentação saudável, proporciona melhor desempenho escolar, por conter substâncias que aumentam a concentração e a disposição.

Uma substância em especial, presente nos pescados, é o ômega-3, que proporciona grandes benefícios à saúde, como a diminuição de riscos de doenças do coração, redução da pressão arterial e do colesterol.

A inclusão do pescado na alimentação escolar é, sem dúvida, uma iniciativa que fará com que essas crianças tenham melhor desenvolvimento físico e intelectual.

Esta entrada foi postada em Brasil e Mundo, Informativo SANS, Notícias, Notícias da Rede-SANS, Noticias Recentes e marcou , , , , , . Indicador do link permanente.

Comentários estão fechados.