Consea-SP recebe nova diretoria para o biênio 2017-2019

Dia 19 de março, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto que nomeia a nova diretoria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CONSEA. Valdomiro Ferreira Junior assumiu a presidência e Shirley Maria da Silva foi nomeada vice.

Governador Geraldo Alckmin nomeia presidente e vice do CONSEA/SP durante “Ato da Agricultura: Alimento, renda e futuro”

Governador Geraldo Alckmin nomeia presidente e vice do CONSEA/SP durante “Ato da Agricultura: Alimento, renda e futuro”

Os nomeados ficarão à frente, no biênio 2017-2019, de um dos principais órgãos de ontrole social e participação do Estado, quando o assunto é segurança alimentar.

Além de ser um órgão de assessoramento ao Governo do Estado, cabe ao CONSEA levar as discussões que precisam ser avaliadas pela sociedade civil, e propor diretrizes gerais da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que preza entre as suas atribuições a defesa, a promoção e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

 

História

O presidente Valdomiro Ferreira Jr, tem 57 anos, é engenheiro agrônomo, formado pela Faculdade de Agronomia “Manoel Carlos Gonçalves”, em Espírito Santo do Pinhal/SP. É conselheiro titular da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) de Campinas, e atua no ramo de criação de suínos, sendo presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos, que atua em todo o Estado.

Já a vice-presidente, Shirley Maria, tem 52 anos, é professora representante na CRSANS de Sorocaba. Também representa o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Feliz. Fez Pedagogia na Universidade FEUC Campo Grande – RJ, e Serviço Social, na Anhanguera Educacional.

CONSEA/SP

O Conselho foi criado pelo Decreto n° 47.763 de 11 de abril de 2003, de caráter consultivo e de assessoramento imediato ao Governador do Estado. Em maio de 2003, o órgão sofreu alteração em sua composição e um ano mais tarde, passou a ser denominado Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. A partir de abril de 2008, o Governo do Estado de São Paulo reorganizou e transferiu o CONSEA/SP para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Em 2013, o CONSEA-SP passou a ser composto por 36 membros titulares e igual número de suplentes, respeitada a proporcionalidade de 1/3 (um terço) de representantes do poder público e 2/3 (dois terços) de representantes da sociedade civil. A mesma forma da proporcionalidade de representantes deve ser respeitada pelos gestores públicos na formação dos conselhos municipais. O órgão conta com 16 regionais que tem o objetivo de descentralizar as políticas públicas de SAN nos territórios.

 Fonte: http://www.consea.sp.gov.br/noticias/433/governador-geraldo-alckmin-nomeia-presidente-e-vice-do-consea~2Fsp

Esta entrada foi postada em Informativo SANS, Notícias da Rede-SANS, Noticias Recentes, Rede-SANS na Mídia. Indicador dolink permanente.

Comentários estão fechados.