União da Vitória, no Paraná, recebe sétima oficina de fortalecimento do SISAN no estado

Neste dia 26/06, a cidade de União da Vitória, no Paraná, recebe a Oficina de Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentação, o SISAN.

A atividade começou às 9h e deve termina no final da tarde. A oficina está sendo realizada no Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV), localizado na Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856 – São Basílio Magno.

    Reunião em Francisco Beltrão contou com a participação de mais de 80 membros do governo e sociedade civil da região (FOTO: Maria Rita Marques de Oliveira)

Reunião em Francisco Beltrão, em 18/05, contou com a participação de mais de 80 membros do governo e sociedade civil da região (FOTO: Maria Rita Marques de Oliveira)

São esperados para a reunião representantes da sociedade civil e do governo dos 9 municípios da região. Os municípios da região são: Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitoria, São Mateus do Sul e União da Vitória. No total, o Paraná tem 399 municípios.

Para se inscrever nesta ou outras oficinas no Paraná, basta acessar o seguinte link e preencher os dados: https://goo.gl/lxwhtw.

Rede Sans no Paraná

A oficina será a sétima a ser realizada no estado, que já recebeu atividades Apucarana, Pato Branco, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. A atividade faz parte do projeto de parceria entre a UNESP com a Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e será realizada com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB),  das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional (CORESANS) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (CONSEA-PR).

Região de União da Vitória tem 9 municípios. (Imagem: CONSEA-PR)

Região de União da Vitória tem 9 municípios. (Imagem: CONSEA-PR)

O convênio entre UNESP e MDSA já levou uma primeira rodada de oficinas à todas as regiões do estado de São Paulo, e segue os trabalhos no estado do Paraná.

O Paraná divide seu território em  23 regiões administrativas, cada uma com uma comissão, as CORESANs. 14 dessas regiões serão visitadas pela Rede SANS até o final de Julho. No total, serão 18 oficinas no Paraná.

Oficinas de adesão ao SISAN

A oficina de fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) tem como objetivo capacitar gestores e gestoras da área, da sociedade civil e do do governo para criar condições de adesão ao sistema.

Para entrar no SISAN, são necessárias medidas de organização. É necessário que o município tenha um conselho municipal de segurança alimentar ativo, além da criação de um plano municipal de segurança alimentar e a formação de uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (CAISAN). Com isso, o município pode se juntar ao SISAN através do governo federal e estadual, ou pelo site de adesão ao sistema, o AdeSAN.

Agenda de Oficinas no Paraná

Confira abaixo a agenda das próximas oficinas a serem realizadas no Paraná até Julho.

Tabela de OficinasPor: Solon Neto

Esta entrada foi postada em Brasil e Mundo, Notícias, Noticias Recentes, União da Vitória e marcou , , , . Indicador do link permanente.

Comentários estão fechados.