Frente Parlamentar de Segurança Nutricional é reinstalada no Congresso Nacional

Em solenidade no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, foi reinstalada no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN).

A FPSAN estará sob a presidência do deputado Padre João (PT-MG), sucedendo ao ex-deputado Nazareno Fonteles, que participou da cerimônia.

Como convidadas, participaram da solenidade a deputada Guadalupe Valdez, da República Dominicana, representante da Frente Parlamentar Contra a Fome na América Latina e Caribe; Juana Carlos Garcia Cebolla, representante da FAO/Roma; e a deputada Antônia Charre, de Moçambique.

Representantes do governo também prestigiaram o evento, como o ministro Milton Rondó, coordenador das Ações Internacionais de Combate à Fome no Ministério das Relações Exteriores (MRE), e Arnoldo Campos, secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e secretário executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Criada em abril de 2007, a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional foi articulada pelo então deputado federal Nazareno Fonteles (PT-PI), com o objetivo de se constituir em local de discussão e ferramenta de apoio à tramitação de propostas que ajudem a democratizar o acesso regular e permanente de todos os brasileiros à alimentação, conforme estabelecido na Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (Losan – 11.346/2006).

Na presente legislatura, 236 parlamentares, entre deputados e senadores, assinaram à FPSAN. O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi representado na solenidade pelos assessores Marina Lima e Luiz Dombeck.