Embrapa lança livro sobre hortaliças para agricultura familiar na Agrifam

A Embrapa lança na 12ª Edição da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), que acontece de 31 julho a 2 de agosto, em Lençóis Paulista (SP), o livro “Produção de Hortaliças para Agricultura Familiar”, que reúne informações sobre as boas práticas agrícolas em cada etapa da cadeia produtiva, desde a produção de sementes até a comercialização. Outra novidade na área de hortaliças é a apresentação do Grupo de Caixas Embrapa, recentemente lançado pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) para facilitar a comercialização e reduzir as perdas de produtos. “O grupo é composto por quatro caixas de diferentes tamanhos, as embalagens são paletizáveis e, por isso, facilitam o transporte em empilhadeiras”, explica a pesquisadora Rita Luengo.
O público estimado de 30 mil pessoas também poderá conferir no estande da Embrapa diversas soluções tecnológicas para aprimorar a produção pecuária e tecnologias da informação aplicadas à agricultura.
Os participantes da Agrifam vão conhecer o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), a forrageira Guandu BRS Mandarim, o Sistema para Análise de Risco de Desenvolvimento de Resistência Parasitária a Anti-helmínticos em Ovinos (SARA) e o programa de transferência de tecnologia Balde Cheio. Todas essas soluções serão demonstradas pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP).
Entre as soluções tecnológicas voltadas à informatização no campo, será apresentado o Agritempo, um sistema de monitoramento agrometeorológico gratuito disponível para celulares e tablets que usam a plataforma Android. Para o pecuarista, foi desenvolvido o Invernada, um sistema de apoio ao planejamento da produção de bovinos de corte que auxilia nas estimativas de produtividade de pastagens, qualidade de forragem, pastejo seletivo, otimização de dietas e alternativas para crescimento dos animais.
Outras tecnologias da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) na feira são a Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec), que permite o acesso gratuito a informações e resultados de pesquisas relacionadas a produtos como arroz, feijão, cana-de-açúcar, milho, trigo, agronegócio do leite, banana, mamona, entre outros, e o acervo digital da Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura), que reúne informações on-line sobre tecnologias produzidas pela Embrapa.
A feira
Com o objetivo de informar o agricultor familiar sobre os conhecimentos técnicos e as soluções tecnológicas em prol de um maior desenvolvimento agrícola, a Agrifam é organizada pela Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), que estima, para 2015, um público de 30 mil pessoas e um volume de negócios de R$ 20 milhões.