Conselho Estadual de Segurança Alimentar promove encontro em Ribeirão Preto

Nesta quinta-feira, 28 de abril, a Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSAN) se reunirá em Ribeirão Preto, no Centro de Convenções da 23ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, localizada na Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira.

O encontro discutirá datas para reuniões bimestrais que acontecerão na cidade ao longo do ano, além de propor um planejamento para os trabalhos do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Logo após, ocorrerá a primeira Oficina Regional com o objetivo de aprofundar os conhecimentos de agentes multiplicadores e planejar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) para o seu município.

MAPA CRSANS

A reunião será promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea – SP) e contará com a participação da coordenadora técnica-científica da Rede-SANS, a professora Maria Rita Marques de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). A UNESP em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realiza assessoria de órgãos de Segurança Alimentar e Nutrição (SAN) nos estados de Paraná e São Paulo para a implantação do SISAN.

A CRSANS é um órgão com representantes do governo e da sociedade civil, desde que possuam atividades relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

O estado de São Paulo conta com 16 CRSANs. A CRSAN da região de Ribeirão Preto é composta por representantes de 25 municípios: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da, Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Parceria entre UNESP e Consea-SP

No início de abril, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através do Consea-SP, firmou parceria com a UNESP em reunião com a presença da Pró-Reitora de Extensão da universidade, Mariângela Spotti Lopes Fujita, da professora Maria Rita Marques de Oliveira e do secretário-executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho. A parceria tem por fim a implementação do SISAN em São Paulo, além da criação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESANS).

São Paulo e Paraná pela Segurança Alimentar

As CRSANs e os Conseas, fazem parte de um projeto federal para acelerar a garantia do direito fundamental da Segurança Alimentar e a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN).

Para a implementação do SISAN, o MDS dividiu o país em regiões, sendo Paraná e São Paulo uma delas. A assessoria aos Conseas destes estados na implementação do SISAN fica a cargo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual Paulista (UNESP), que criou em 2010 a Rede-SANS, um projeto de tecnologia social com o objetivo de interligar os diversos órgãos públicos e privados de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da região.

Criado em 2006, o SISAN é composto pela Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, (CONSEA) da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), de Órgãos e entidades de Segurança Alimentar e Nutrição da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de instituições privadas.

Redação: Solon Neto