Cursos

1º Curso de Foto e Vídeo realizado pela Rede-SANS

3ª aula Curso de Foto e Vídeo | 22 e 23 de Novembro de 2011

Nos dias 22 e 23 de novembro, foram realizadas as últimas aulas do curso de fotografia e vídeo promovido pela Rede Sans.
Segundo o fotógrafo Silvio Garcia Manoel, que foi um dos ministrantes da capacitação, nessa etapa final, os trabalhos foram centrados no processo de edição de vídeo a partir de imagens que os integrantes do curso captaram. “Agora eles vão fazer a produção final de um vídeo que apresentará a cidade de cada um”, explicou.
A articuladora local de Lins, Cássia Fernandes, acredita que os conteúdos serão úteis pra produção de material a ser publicado no site da Rede Sans, quando esse canal estiver disponível. Cássia pretende ainda explicar a outras pessoas do município o aprendizado obtido por meio do curso.
Maria Aparecida Cardin Travain, articuladora local de Indaiatuba, disse que considerou a capacitação útil para aquisição de noções básicas de foto e vídeo e também acredita que as atividades realizadas nessa área servirão para alimentar o site da Rede.

2ª aula Curso de Foto e Vídeo | 16 e 17 de Setembro de 2011
Nos dias 16 e 17 de setembro, foi realizada a segunda aula do curso de fotografia e vídeo da Rede-SANS.
Nessa etapa, além de ser feita uma revisão dos conceitos abordados na primeira aula da capacitação, que ocorreu em 22 de junho, os alunos puderam desenvolver atividades práticas. Entre essas ações estiveram a captação de imagens e aprendizado sobre ferramentas para ajuste de imagens.
Com as fotos produzidas, os participantes elaboraram apresentações em power point que tiveram como conteúdo orientações sobre fotografia. Nessa atividade, eles também puderam colocar em prática aprendizado referente a como elaborar um trabalho a ser exposto, considerando aspectos como fontes e cores mais adequadas.

1ª aula Curso de Foto e Vídeo | 22 de Junho de 2011
No dia 22 de junho, foi realizada a primeira aula do curso de fotografia e vídeo promovido pela Rede-SANS que teve como objetivo capacitar pessoas que atuarão nos municípios que integram a Rede e serão responsáveis por registrar imagens das ações e eventos ou transmitir o conhecimento a outras pessoas que atuarão nesse setor.
Inicialmente, a professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, Lucia Maria Paleari, que integra a equipe do Laboratório de Educomunicação da Rede-SANS, realizou apresentação que enfocou, por exemplo, ingestão e tipos de alimentos. Por meio dessa prática, ela promoveu uma reflexão sobre o papel da imagem associada ao texto, destacando o diferencial proporcionado pela escolha de fotos e cores adotadas.

Já Silvio Garcia Manoel, fotógrafo da Administração Geral do câmpus de Botucatu da Unesp, abordou os primórdios da fotografia e aspectos mais técnicos como obturador, diafragma e enquadramento, além do advento da foto digital.
A primeira aula teve a participação de 15 pessoas. No final do encontro, os responsáveis pelo curso propuseram atividades práticas aos participantes.

Deixe uma resposta